SEO e Marketing digital

Porque é fundamental marcar presença online.

SEO e Marketing digital

Search Engine Optimization é a ferramenta que vai colocar seu site e negócio em evidência.

SEO e Marketing Digital estão unidos com o único objetivo de apresentar o seu negócio no mundo digital

SEO e marketing digital

Hoje em dia muitos sites falam de SEO (Search Engine Optmization), mas você que é leigo fica se perguntando: Mas que diabo de SEO é esse? O que raios de vantagens ele pode oferecer?

Isso é normal de sua parte e até compreensível. São tantos termos a serem decorados, ROI, URL, SSL, UX,UI, SEO que qualquer um pode ficar perdido.

Então vou tentar te explicar sobre o que é SEO e qual é a sua finalidade ok?

Imagine a seguinte situação que acontecia no passado. Você tem um produto para vender, mas precisava de um tipo de mecanismo para que esse produto ficasse em evidência no mercado, então recorria ao rádio, televisão, jornais e outros meios de comunicação e pagava por isso certo? Dessa forma seu produto poderia ser visto conforme o montante de dinheiro que você tivesse disponível para pagar.

Entretanto se você não tivesse tanta grana assim, seu produto teria que ser muito bom e divulgado boca a boca correto? Muitas marcas famosas começaram dessa forma no passado e fizeram enorme sucesso, um exemplo bem clássico é o Tupper Ware, aquelas embalagens para guardar alimentos. A marca fez propaganda boca a boca durante toda a sua existência até…. o surgimento da internet.

Na era digital o mercado publicitário deu uma guinada de 180 graus e tudo o que se sabia sobre marketing tradicional foi pouco a pouco sendo deixado de lado, jornais faliram, revistas sumiram do mercado, panfletos e cartões de visita, embora ainda teimem em existir, abrangem uma área muito limitada, as vezes ao bairro, classificados, encadernações de páginas amarelas viraram pó e na ausência desses dinossauros nasceram vários bebês digitais, Yahoo, Altavista, AOL, BING entre outros.

De todos esses bebês, um deles se transformou em um gigante do marketing digital o GOOGLE.

Hoje, quase que na totalidade das pesquisas, o gigante domina o mercado e o seu produto precisa constar dessa lista de dimensões quânticas de produtos que podem ser visualizados em qualquer parte do planeta terra. O bairro já não é o limite, a cidade também não é mais o limite para seu produto. Na verdade, o limite passou a não existir.

Mas, como no passado, o seu produto precisa ser visualizado pelo maior número de pessoas possível para que alguém possa se interessar e adquirí-lo.

Mas como atingir esse objetivo?

A primeira ideia que vem a cabeça hoje é ANUNCIANDO NO GOOGLE certo?

Certo, mas com os milhares de anúncios que o gigante comporta, como o é que o seu anúncio poderá se destacar dos outros? A resposta não é simples, mas é concreta e te ajudará a entender a dinâmica e a importância do SEO

Um número superlativo

Grave esse fato em sua mente. Mensalmente, somente o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas a procura de algum produto ou assunto. Sendo assim, se o seu produto tiver um bom posicionamento nessas pesquisas ele terá maior chance de ser visualizado por um possível consumidor e isso fará a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas vendas.

O que é necessário para se posicionar bem nos resultados das pesquisas?

Existem várias maneiras. Uma delas é disponibilizar muito dinheiro para fazer anúncios pagos no Google, assim como se fazia antigamente, a outra é a estruturação bem executada de SEO.

Se puder combinar as duas formas então você terá o melhor do melhor.

É aí que entra o SEO

SEO - Search Engine Optimization, traduzindo para o português, quer dizer Otimização para Mecanismos de Busca. É um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar as páginas de um site entre nos melhores resultados dos mecanismos de busca de sites como o Google, Yahoo, Bing e outros.

Estruturando um site com técnicas de SEO é possível otimizá-lo para alcançar esse objetivo de divulgação na frente dos concorrentes pois o Google tem algoritmos próprios para reconhecer essas técnicas e posicionar o site nas pesquisas, chamando a atenção dos potenciais clientes com o conteúdo mais relevante para suas buscas.

Mas espere um pouco, SEO ou SEM?

Antes de entrarmos a fundo no SEO, é preciso desfazer uma confusão que surge quando começamos a entender todo o processo. É que existe uma outra sigla muito parecida com o SEO, o SEM.

SEM significa Search Engine Marketing também engloba as técnicas de marketing voltadas para mecanismos de busca, incluindo os links patrocinados, como o Google Ads. A diferença entre eles é que, o SEO foca no alcance do usuário de forma orgânica, ou seja, exposição gratuita, enquanto o SEM é baseado na mídia paga.

Dito isso vamos continuar a desfiar o SEO.

Como funcionam os mecanismos de busca?

A Internet é hoje um enorme aglomerado de sites, crescendo exponencialmente a cada dia. Toneladas de informações são processadas pelos buscadores todos os dias. É uma área dinâmica e a todo o momento surgem novos mercados, concorrentes e conteúdos para os mais variados públicos.

A ponte que faz essa conexão entre as pessoas e a massa de informações disponibilizadas na web, são os sites como o Google, denominados de sites de busca ou sites indexadores de conteúdo.Eles utilizam ferramentas que varrem a Internet organizando os assuntos para que sejam disponibilizados aos usuários da melhor forma possível.

Esses mecanismos de busca utilizam algoritmos complexos para classificarem as páginas da Internet em concordância com a expectativa do usuário que escreve um assunto ou palavra-chave, apontando assim a relevância de cada página conforme o que foi escrito ou falado no momento da busca.

O algoritmo do Google utiliza-se de três processos para realizar esse levantamento e entregar as informações relevantes aos potenciais clientes.

Rastreamento

O Googlebot, é um robô virtual baseado em inteligência artificial que utiliza algoritmos complexos para executar visitas as páginas de um site e assim verificar a existência de novos links ou alterações. Uma vez terminado esse processo ele envia para a indexação, atualizando suas informações.

Indexação

Nessa fase o Googlebot analisa e processa todas as novas páginas e também as das páginas que sofreram alguma alteração, incluindo-as em seu índice. Várias informações são indexadas: Data de publicação, conteúdo do site, títulos, descrições, performance, região, enfim, um conjunto relevante para sustentar um resultado eficiente àquele que realiza a busca na web, o usuário.

Busca

Conhecendo-se a etapa de indexação acima, fica fácil entender que quando se realiza uma busca no Google na verdade você não está mais buscando nos sites, mas sim nos resultados indexados pelo Google. Por isso é importante que o Google capture informações pertinentes ao seu negócio. Para que na hora das buscas o internauta receba o mais próximo possível aquilo que ele deseja receber de informação.

O algoritmo

Devido ao tamanho gigantesco de informações coletadas os sites de busca como o Google, Bing, Yahoo e outros precisam de tempos em tempos atualizarem os seus algoritmos para refinarem cada vez mais no acerto do resultado a ser entregue ao internauta. Isso faz com que eles a todo tempo mudem protocolos e maneiras de busca em seus algoritmos impactando nos resultados de um site.

Um exemplo clássico foi quando começaram a aparecer os celulares e tablets. Os sites não estavam adaptados para serem visualizados nessas telas minúsculas e o Google percebeu isso. Assim, ele exigiu que, para que um site constasse em seu índice, esse site necessariamente deveria ser responsivo, ou seja, ser visto com clareza tanto em uma tela de PC quanto na tela de um laptop ou de um celular, tablet etc. Isso impactou bilhões de sites que tiveram que mudar totalmente sua estrutura de construção ou sairiam das buscas.

Essa mudança passou na época a ser fundamental para o ranqueamento de um site nas buscas.

Como essa outra centena de exigência vieram depois e os sites tiveram que se adaptar.

Essas adaptações são acompanhadas e estruturadas pelas técnicas de SEO

Fatores de Posicionamento do SEO

O Google não divulga quais são os fatores mais relevantes para os seus algoritmos de rastreamento e indexação, sabemos que eles são mais de 200, mas esse número muda a todo o instante. Isso significa que há muitas variáveis a serem consideradas e detalhes que podem fazer a diferença no resultado de uma busca.

Vou citar alguns fatores que hoje são considerados como top trend para o ranqueamento positivo de um site nas buscas.

Layout responsivo

Hoje esse é um dos mais, senão o mais importante fator de indexação nos sites de busca. Layout responsivo. É simples entender o porquê. Hoje a maior parcela de navegação na Internet é feita por meio de dispositivos móveis, e o Google está sempre preocupado com a experiência dos seus usuários. O Google declarou em 2014 que priorizaria o melhor posicionamento para sites que tivessem layout responsivo.

Se o site de sua empresa ainda não é responsivo então mude-o imediatamente. Se possível mude-o para versões completamente mobile, que o Google irá ranqueá-lo melhor as suas buscas.

Qualidade do conteúdo

Nas estratégias de SEO, esse deve ser o seu principal objetivo, promover e entregar ao internauta um conteúdo de qualidade. O Google não fala nada sobre isso, entretanto em sua missão ele declara que o seu maior objetivo é que o usuário tenha a melhor experiência possível ao realizar uma busca, então se sua página tiver conteúdos de qualidade, o Google certamente aumentará a relevância da página para uma determinada pesquisa.

Na construção do conteúdo, entregue informações úteis, que atendam de forma genuína aquilo que o usuário busca. Um bom conteúdo gera autoridade e confere confiança aos usuários, que prestam atenção no que a sua marca expõe na web.

Não copie e cole conteúdos já existentes, os algoritmos do Google detectam esse tipo de ocorrência e punem os sites as vezes retirando-os das buscas ou rebaixando-os a níveis que seus clientes nunca o encontrarão em uma busca. O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta valiosa que ajuda o SEO, mas é preciso saber utilizá-lo corretamente.

On Page

On Page são as alterações realizadas em uma página e algoritmos do Google entendam do que trata o seu conteúdo.

Citaremos aqui apenas os principais:

Autoridade do domínio

Aqui faço uma pausa para que se entenda um ponto importante quando trabalhamos com uma estratégia de SEO: ela é supereficiente, entretanto os resultados são obtidos em médio e longo prazo, ou seja, é preciso ter consistência para que o posicionamento almejado seja alcançado.

Digo isso acima porque um critério muito conceituado para ranquear páginas nas buscas é a autoridade do domínio. Que é medido a partir de uma mescla entre o de tempo de existência do site e a relevância do seu conteúdo aos usuários.

Cada página é avaliada e herda a autoridade do domínio em que está hospedada, daí a importância de se trabalhar não apenas alguns conteúdos que imaginem ser os mais valiosos, mas o SEO de todo o site.

A autoridade é pontuada de 1 a 100. Quanto mais alta a nota que um domínio recebe, maior é a Autoridade do Domínio, tornando o site melhor ranqueado em relação a outros de menor autoridade.

Performance da página

Performance é fundamental na web, um site que leva mais de 2 segundos para ser carregado em um navegador é penalizado pelo Google por prejudicar a experiência do usuário.

Ou seja, o design é fundamental, mas carregá-la de informações desnecessárias como imagens pesadas GIFs, javascripts desnecessários podem afetar profundamente na performance geral de carregamento da página tornando-a prejudicial ao ranqueamento do site.

Arquitetura do site

Todas as informações de um site são lidas pelo Googlebot. Ele espera que exista uma ordem lógica de conteúdo, a falta dessa organização dificulta o entendimento do algoritmo a respeito do conteúdo disponibilizado, e provoca um impacto negativo no ranqueamento.

É necessário seguir uma ordem lógica de cabeçalho, corpo de texto, rodapé e tags de títulos e subtítulos. Fontes de destaque também são importantes para demonstrar ideias centrais dentro do conteúdo.

Quando um usuário entra na página, os títulos e subtítulos já dão uma a direção de leitura no conteúdo auxiliando-o a uma leitura mais fluida.

A tag do título também é importante e auxilia os mecanismos de busca a entenderem o tema central da página, melhorando a sua indexação de acordo com os assuntos aos quais está relacionada. Esse é o primeiro ponto de melhoria em uma estratégia de SEO.

Outro ponto a ser verificado é a meta tag description. Que nada mais é do que um parágrafo simples e curto, que informa aos mecanismos de busca e aos visitantes qual é o conteúdo de uma página. Quando você não cria uma meta description, o Google o faz na indexação, mas não é o ideal.

A meta tag description é exibida abaixo do título, na barra de resultados de busca, e influencia diretamente na decisão do usuário de qual link acessar ao realizar uma pesquisa.

Por fim, outra característica essencial para o SEO On Page e uma arquitetura ideal é o uso de palavras-chave em locais estratégicos da página, pois os buscadores identificam na hora da indexação do conteúdo de um site.

Elas são fundamentais, mas não devem constar em excesso, o que pode prejudicar a qualidade do conteúdo e fazer sua página cair em posições, perdendo relevância.

Off Page

Uma estratégia de SEO pode ser continuada através de ações fora do domínio para gerar mais autoridade e chamar a atenção para seu site, melhorando o ranqueamento.

Denominado de SEO Off Page que consiste na construção de links através de outras páginas. Essa atividade pode ser feita com a participação em outros meios de comunicação como redes sociais, blogs e outros sites, fazendo menção ao seu site ou produto.

Backlinks

Faça parcerias com outros domínios de autoridade para a publicar conteúdos e artigos que contenham links para o seu site.

Quanto mais links apontar para as suas páginas melhor será o ranqueamento do Google. O mecanismo considera isso como votos de confiança, que demonstram que outras pessoas acreditam naquilo que você apresenta e acham seu conteúdo valioso.

Isso impacta diretamente na autoridade do domínio, pois mostra que o seu site é reconhecido como um influenciador em determinado tipo de assunto, de acordo com os links construídos.

E assim como receber links, linkar também atrai uma maior relevância. Quando, dentro de seu conteúdo, você cita outros domínios reconhecidos por sua autoridade na Internet, o Google entende que a sua página utiliza fontes confiáveis e atribui mais pontos para o seu domínio.

Entretanto fique atento, um erro comum é abarrotar as páginas com links aleatórios, o que pode ser penalizado pelo Google. A utilização de links externos deve ser feita com cautela, inserindo apenas conteúdos relevantes para o assunto tratado na página.

Mais atenção! Algumas páginas não cedem autoridade, elas entendem que só são citadas porque já tem muita autoridade e outros sites se utilizam dela para aumentarem a autoridade própria sem se importarem realmente com conteúdo exposto. E isso o Google percebe e pode até penalizar um site por essa ação.

Mídias sociais

O Google ainda não releva as ações dentro das redes sociais para o seu ranqueamento. Sendo assim pouco importa se você conquistou milhões de seguidores, curtidas ou compartilhamentos, isso não afetará o posicionamento do seu conteúdo nas pesquisas.

Entretanto, as redes sociais podem impactar de forma indireta o SEO:

Se sua rede social tem grande influência elas podem direcionar seu público para seu site, onde os usuários poderão ver de forma mais aprofundada o seu conteúdo.

Os algoritmos do Google estão cada vez mais avançados e cada vez mais aumentam a capacidade de interpretar uma citação referida a uma determinada marca, identifica o contexto dessa citação e analisa se ela é positiva ou negativa para posicionar um site.

Palavra-chave

Um fator importante para um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Já foi considerada como de extrema importância, mas hoje já não é. Mesmo assim ainda é muito importante escolher as palavra-chave pois ainda tem certa relevância no ranqueamento.

Tipos de palavra-chave

Head Tail

Palavras curtas, com uma ou duas palavras, e que representam o segmento como um todo.

Long Tail

Diferente das Head Tails, mais curtas, a Long tail pode representar uma frase inteira. Por exemplo: “celular 5G com 128ram” ou “Tênis de caminhada”.

Por que adotar o SEO?

Para se destacar do concorrente e ter mais chances de ser encontrado nos sites buscadores. O SEO pode levar suas páginas às primeiras posições nos mecanismos de busca.

Aumento do tráfego

Utilizar técnicas de SEO tem um impacto direto sobre o tráfego do seu site. Um aumento no número de visitantes significa mais oportunidades de negócios. Isso acontece devido à adequação de seu conteúdo com aquilo que o Google considera ser relevante.

Geração de leads

Ao aumentar o tráfego em seu site você pode aumentar o número de leads para futuras campanhas de marketing virtual

Maior retorno sobre o investimento

Quando bem implantado o ROI é certo, visto que com o tempo não é mais necessário gastar rios de dinheiro com campanhas pagas já que o ranqueamento orgânico aumenta ao longo do tempo fortalecendo sua marca e produtos através de uma maior autoridade conferida ao seu site.

Mas é preciso recordar que as estratégias de SEO devem ser pensadas a médio e longo prazo. Desconfie de empresas que prometem colocar sua empresa em primeiro lugar do dia para a noite, isso não acontece na vida real a não ser que você gaste milhares de dólares em propaganda paga, mas isso não é SEO.

Com o SEO bem estruturado os resultados podem demorar um pouco para aparecer, mas, se tudo for feito da forma correta, eles virão.

Precisa de mais ajuda?

É isso aí, um pouco do que as técnicas de SEO podem fazer para o seu negócio, mas, tem muito mais ainda a ser revelado, entretanto, como diz o ditado: “Deixe o sapateiro fazer sapatos”, certo?

Caso precise de uma consultoria ou queira implantar o SEO em seu site, fique a vontade para nos contactar ou clique no ícone do WhatsApp ao lado e fale com nossos especialistas!

Achou interessante? Compartilhe

Desenvolvimento
Web

Desenvolvimento
de mobile APP

Desenvolvimento
deSistemas Online

SEO
Marketing digital

DESEJA SABER MAIS?

Fique a vontade para nos enviar suas dúvidas e questões sobre esse serviço ou clique no ícone de WhatsApp ao lado e fale agora com um atendente.

Desejo receber novidades do site. Em compliance com a LGPD
Criart Web Design

Criart Web Design
Sua agência digital na Web

CONTATOS

Lisboa - Portugal  : +351 991.113.244   
Rio de Janeiro - Brasil:  +55 21 4042-6661 
WhatsApp: +55 21 996.666.594

Siga nas mídias sociais

Fique por dentro das novidades

© Copyright 2022 Criart Web Design - All Rights Reserved
Developed by Criart Web Design

topo cookies